Após eleição, governador de Fukui corrige declaração sobre etnia e imigração
O recém-eleito governador de Fukui, Takato Ishida, de 35 anos, o mais jovem do Japão, esclareceu sua declaração de campanha sobre o país ser ‘etnicamente homogêneo’, afirmando que visava expressar sua oposição à imigração desordenada.

Takato Ishida corrige declaração após eleição em Fukui (ilustrativa/banco de imagens)
O recém-eleito governador de Fukui, Takato Ishida, causou repercussão com um vídeo publicado em suas redes sociais durante a campanha eleitoral, no qual afirmou que o Japão é “etnicamente homogêneo”. Após sua vitória, ele buscou esclarecer a intenção de sua declaração.
Ishida, que aos 35 anos se tornou o governador mais jovem do país após a eleição de domingo (25), explicou que sua intenção ao postar o vídeo durante a campanha era expressar sua oposição à imigração.
“Recebi várias reações (à declaração) e quero corrigi-la”, disse Ishida a repórteres na segunda-feira (26), um dia após vencer a acirrada disputa para governador que dividiu o voto conservador na província central japonesa.
Artigos relacionados
O líder do partido ultraconservador e populista Sanseito, conhecido por seu lema “Japanese First”, apoiou Ishida durante a campanha eleitoral, embora o novo governador tenha concorrido como independente.
“Eu queria dizer que, se o Japão aceitar imigrantes ou trabalhadores estrangeiros de forma desordenada, isso causará problemas”, afirmou Ishida, que anteriormente trabalhou para o Ministério das Relações Exteriores do Japão.
A população nativa do Japão é composta por grupos indígenas, como o povo Ainu, principalmente na ilha principal do norte do país, Hokkaido, além da maioria étnica japonesa.
A eleição para governador ocorreu após a renúncia do antecessor de Ishida devido a assédio sexual, precedendo uma eleição geral nacional em 8 de fevereiro. Ele derrotou um rival apoiado pelo Partido Liberal Democrático (PLD) da primeira-ministra Sanae Takaichi.
“Será um vento a favor para nós na eleição para a câmara baixa”, disse o líder do Sanseito, Sohei Kamiya, sobre a vitória de Ishida.
Fonte: MN







