Governo anuncia compensação para proprietários de carros danificados por inundação
O estacionamento subterrâneo Kusunoki Parking, em Yokkaichi (Mie), foi inundado em setembro passado, danificando 274 veículos. O governo japonês anunciou que pagará um terço dos danos como compensação.

Estacionamento subterrâneo inundado, onde centenas de carros foram danificados (Imagem: Sankei)
O “Kusunoki Parking”, um estacionamento subterrâneo em Yokkaichi (Mie), sofreu inundação em setembro do ano passado, danificando 274 veículos. Em resposta, o Ministério das Infraestruturas do Japão declarou no dia 26 que irá compensar um terço do valor dos danos sofridos pelos carros.
A filial de Yokkaichi do Ministério realizou uma reunião informativa para os proprietários dos carros afetados, informando sobre a compensação. Esta tratativa se baseia em um acordo conforme o Código Civil.
De acordo com informações do ministério, os proprietários dos veículos precisarão enviar documentos para determinação dos danos, e o valor total será calculado com base em fotos e outros documentos objetivos. O governo irá cobrir um terço desse valor, categorizado como “parte ampliada do dano”.
Artigos relacionados
A decisão de cobrir um terço dos danos foi baseada em estimativas de peritos sobre a quantidade de água que entrou pelas duas entradas de veículos com portas impermeáveis elétricas danificadas, das 14 totais do estacionamento.
O cálculo do total dos danos incluirá o valor dos veículos (sendo o valor de venda de carros usados em casos de perda total), custos com veículos de substituição, reboque, registro de novos veículos, além de itens como sistemas de pedágio eletrônico e assentos infantis; para veículos comerciais, haverá também compensação por paralisação das atividades.
Fotos dos danos, recibos e orçamentos serão necessários para comprovação. Se o proprietário já tiver recebido pagamento do seguro do veículo, a quantia será calculada individualmente.
Hidenori Ito, vice-diretor de empresa do estacionamento, afirmou que “é um acordo de indenização por danos aos veículos, tratado sob o artigo 695 do Código Civil”.
Um homem na casa dos 60 anos, abordado por jornalistas após a reunião, expressou descontentamento: “A responsabilidade não está clara e muitos podem não concordar.”
A segunda sessão da reunião informativa está prevista para o dia 31. Até o momento, 154 pessoas manifestaram interesse em participar das sessões.
Fonte: Shimbum







