Sucesso na obtenção de lama com terras raras do fundo do mar do Japão
A equipe do navio de exploração de terras raras confirmou a coleta bem-sucedida de lama contendo esses minerais, de uma profundidade de 6 mil metros no mar.

Navio de pesquisa Chikyu (JNN)
Em um teste de exploração de terras raras do Japão, na costa de Minamitorishima, foi relatado que a lama contendo esses minerais foi extraída com sucesso de uma profundidade de 6 mil metros.
Este experimento, liderado pelo Gabinete do Governo e outras entidades, representa a primeira tentativa mundial de extrair lama que se acredita conter terras raras do fundo do mar na costa da Ilha Minamitori ou Ilha Marcus, o ponto mais oriental do Japão, a 1.848 km de Tóquio.
O navio de pesquisa Chikyu partiu do Porto de Shimizu (Shizuoka), em 12 de janeiro, para os testes de mineração na costa da Ilha Minamitori. Segundo um porta-voz do governo, a equipe do navio teria extraído lama contendo minerais de terras raras das profundezas do mar no sábado (31).
Artigos relacionados
Esperança das terras raras para o Japão
No mês passado, a China anunciou a proibição da exportação de itens com potencial uso militar para o Japão. Em meio a crescentes preocupações de que as exportações de terras raras também possam ser interrompidas, a atenção se voltou para o teste nacional de exploração desses minerais.
A coleta feita pela equipe do navio de pesquisa Chikyu marca o primeiro passo rumo à mineração no Japão.
O navio tem previsão de retornar ao porto em 14 deste mês.
Fontes: JNN e FNN







