Japão registra 2 navios gigantes da Guarda Costeira da China no sul do país
Dois navios da Guarda Costeira da China, de 5 mil toneladas, foram mobilizados ao redor das Ilhas Senkaku do Japão.

Navio gigantesco da China (11º Quartel-General Regional da Guarda Costeira do Japão via Sankei)
Através de uma entrevista do jornal Sankei com um oficial da Guarda Costeira do Japão, soube-se que duas embarcações de 5 mil toneladas pertencentes à China navegavam simultaneamente nas águas contíguas fora das águas territoriais ao redor das Ilhas Senkaku, pertencentes à cidade de Ishigaki (Okinawa), muito próximo de Taiwan, no domingo (1º).
A presença de duas embarcações gigantescas da China é considerada extremamente incomum.
O dia 1º marcou o quinto aniversário da entrada em vigor da Lei da Guarda Costeira da China, que esclarece a autoridade desse órgão para usar armas. As atividades da Guarda Costeira chinesa ao redor das Ilhas Senkaku estão sendo realizadas sob as ordens do presidente Xi Jinping, e acredita-se que o deslocamento simultâneo de duas embarcações de 5 mil toneladas faça parte desse esforço. Isso destaca o aumento do tamanho e da militarização das suas embarcações.
Artigos relacionados
Navios equipados com metralhadoras
Desde a nacionalização das Ilhas Senkaku pelo governo japonês em 2012, a China tem enviado continuamente navios para navegar nas águas circundantes. Embora inicialmente desarmadas, nos últimos anos, embarcações equipadas com metralhadoras tornaram-se comuns. Todos os quatro navios avistados no domingo também estavam equipados com metralhadoras.
Com o aumento do tamanho das embarcações, o número de dias consecutivos de navegação também tem aumentado. No ano passado, uma embarcação navegou pela zona contígua por 335 dias consecutivos até o final de outubro, superando significativamente o recorde anterior de 215 dias.
Enquanto anteriormente as embarcações precisavam ser “evacuadas” temporariamente durante mares agitados, como na passagem de um tufão, acredita-se que o maior tamanho dos navios permite que eles naveguem independentemente das condições climáticas.
Enquanto isso, o Japão também está reforçando sua postura de segurança. O 11º Quartel-General Regional da Guarda Costeira não consegue responder sozinho e está atendendo às embarcações da Guarda Costeira do Japão com o apoio de navios de patrulha de todo o país.
Fonte: Sankei Shimbun







