OMS: 4 em cada 10 casos de câncer são evitáveis globalmente
A OMS revelou que quase 4 em cada 10 casos de câncer poderiam ser prevenidos evitando fatores de risco como tabagismo, álcool e poluição do ar.

Prevenção pode evitar milhões de casos de câncer, diz OMS (ilustrativa/banco de imagens)
Quase quatro em cada dez casos de câncer poderiam ser prevenidos se as pessoas evitassem uma série de fatores de risco, incluindo tabagismo, consumo de álcool, poluição do ar e certas infecções, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça-feira (3).
Uma nova pesquisa, publicada na véspera do Dia Mundial do Câncer, estimou que 38% de todos os novos casos de câncer globalmente em 2022 – o equivalente a 7,1 milhões de pessoas – estavam ligados a causas preveníveis.
A vasta equipe de pesquisadores, que incluiu a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da OMS, analisou 30 fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença.
Artigos relacionados
Os principais fatores de risco
O tabaco foi o principal fator, responsável por 15% de todos os novos casos de câncer, seguido por infecções causadoras de câncer com 10% e o consumo de álcool com 3%, de acordo com o estudo publicado na revista Nature Medicine.
Outros fatores de risco incluíram sobrepeso, falta de exercício, radiação UV e exposição a ameaças como amianto no ambiente de trabalho.
Andre Ilbawi, líder da equipe de controle do câncer da OMS e autor sênior do estudo, declarou: “Esta é a primeira análise global a mostrar o quanto o risco de câncer provém de causas que podemos prevenir”.
Tipos de câncer e diferenças de gênero
Quase metade de todos os casos preveníveis foram câncer de pulmão, estômago ou colo do útero.
O câncer de pulmão foi associado ao tabagismo e à poluição do ar, enquanto o câncer de estômago foi amplamente ligado a uma bactéria chamada Helicobacter pylori.
Os casos de câncer de colo do útero foram esmagadoramente causados pelo papilomavírus humano (HPV), contra o qual as vacinas são eficazes.
Homens foram significativamente mais propensos a desenvolver cânceres preveníveis, com 45% dos novos casos em comparação com 30% para mulheres.
Quase um quarto de todos os casos de câncer preveníveis entre homens foram causados pelo tabagismo, em comparação com 11% para mulheres.
Caminhos para a redução da doença
Para enfrentar o problema, os pesquisadores apelaram aos países para que adotem medidas rigorosas de controle do tabaco e regulamentação do álcool, além de vacinar contra infecções comuns como o HPV, melhorar a qualidade do ar e garantir locais de trabalho mais seguros, dietas saudáveis e prática de exercícios.
Fonte: CNA







