Leões habitaram o Japão há dezenas de milhares de anos, dizem pesquisadores
Análises de DNA confirmaram que os leões já habitaram o Japão no passado.

Imagem ilustrativa de leão em Shizuoka (IA)
Uma equipe internacional de pesquisadores – do Japão, China, Dinamarca e outros países – anunciou que os leões habitaram o Japão há dezenas de milhares de anos.
A análise do DNA de fósseis encontrados no Japão, anteriormente considerados de tigres, revelou características consistentes com as do leão-das-cavernas, uma espécie que se acredita ter sido extinta há aproximadamente 13 mil anos.
O artigo foi publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America – PNaS).
Artigos relacionados
Os leões atualmente habitam partes da África e da Índia, enquanto os tigres, também membros da família dos felinos, estão distribuídos por toda a Ásia.
Fósseis de grandes felinos foram encontrados no Japão em estratos que datam de dezenas a centenas de milhares de anos, mas, dada a sua distribuição atual e o ambiente relativamente quente e úmido do Japão, tradicionalmente acreditava-se que fossem de tigres.
Leões-das-cavernas em Shizuoka
A equipe de pesquisadores analisou meticulosamente 26 espécimes que se acredita serem de tigres, entre os “subfósseis” não litificados completamente que continham matéria orgânica.
Eles extraíram DNA mitocondrial, que difere entre as espécies, de cinco espécimes escavados nas províncias de Aomori, Shizuoka e Yamaguchi, e examinaram com sucesso a sequência genética.
Um desses espécimes, datado de aproximadamente 35 mil anos atrás, estava bem preservado, e o DNA nuclear de células contendo uma grande quantidade de informações genéticas também foi extraído.
Quando as sequências foram comparadas com as de tigres modernos, leões e vários felinos extintos, as características coincidiram com as do leão-das-cavernas, que se descobriu ser nativo da Eurásia.
É possível que a espécie tenha invadido o continente eurasiático há cerca de 60 a 70 mil anos, quando o nível do mar baixou durante a Era do Gelo e o norte do Japão estava conectado ao continente.
Leões viveram com humanos no Japão
Acredita-se que os humanos chegaram ao arquipélago japonês há cerca de 30 a 40 mil anos, e Tsutaya Takumi, professor assistente de antropologia física na Universidade de Estudos Avançados e membro da equipe, afirmou: “É possível que leões e humanos tenham vivido no Japão simultaneamente”.
Segawa Takahiro, professor da Universidade de Yamanashi (especializado em DNA ambiental antigo), disse: “Analisamos múltiplas amostras de DNA, portanto, este é um estudo bastante preciso. Esperamos que eles também analisem outros fósseis encontrados no Leste Asiático para esclarecer sua distribuição em detalhes”.
Fonte: Yomiuri







