Temperaturas elevadas aumentam risco de queda de neve acumulada nos telhados
Temperaturas atipicamente altas para a época no Japão aumentam o risco de neve deslizar de telhados e avalanches.

Temperaturas elevadas aumentam perigo de neve em telhados (ilustrativa/banco de imagens)
Autoridades meteorológicas do Japão estão alertando sobre os riscos de queda de neve acumulada de telhados, formação de pingentes de gelo e avalanches, devido às temperaturas relativamente quentes para esta época do ano em algumas partes do país.
Contudo, uma forte tempestade está prevista para atingir as regiões norte a partir da noite desta quinta-feira (5).
A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) prevê que as temperaturas nesta quinta-feira atinjam níveis típicos de março na região de Tohoku, no norte do Japão, bem como na província de Niigata e na região Hokuriku.
Artigos relacionados
Aproximação de baixa pressão e ventos fortes
Essas temperaturas elevadas podem fazer com que a neve deslize dos telhados, além de provocar a queda de pingentes de gelo e avalanches.
Um sistema de baixa pressão se aproximará da província mais ao norte, Hokkaido, desenvolvendo-se rapidamente.
Neve, chuva e ventos mais fortes são esperados a partir da noite de quinta-feira no norte do Japão.
Previsão de nevascas e acúmulos significativos
Em Hokkaido, são esperados ventos muito fortes e mar agitado na sexta-feira (6), com rajadas que podem atingir 126Km/h tanto em terra quanto no mar.
A neve também deve atingir áreas ao longo do Mar do Japão, no norte e oeste do país, no sábado (7). As autoridades meteorológicas preveem acúmulo de até 50cm de neve em Hokkaido nas 24 horas até a manhã de sábado, 40cm em Tohoku e 30cm em Niigata.
A previsão indica que a nevasca atingirá seu pico no domingo (8), com acúmulos que podem chegar a 70cm em Niigata, 50cm em Tohoku e 40cm em Hokkaido e na região Chugoku. A profundidade da neve pode aumentar ainda mais.
Alertas de segurança e impactos no tráfego
Mesmo áreas ao longo da costa do Pacífico, que geralmente não recebem muita neve, podem registrar precipitação de floco brancos no sábado e domingo. Isso inclui a região Kanto e o sul de Kyushu.
As autoridades estão alertando para o risco de interrupções no tráfego em Hokkaido, causadas por nevascas e acúmulos de neve.
Eles também afirmam que a neve pesada pode afetar o tráfego em outras regiões. É urgente a necessidade de cautela para avalanches, bem como para possíveis blecautes que podem ser causados pelo acúmulo de neve nas linhas de energia.
Fonte: NHK







