Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Arroz no Japão: 5º mês consecutivo de queda de preços indica que ficará mais barato

| Economia

Há 10 anos o preço médio de um pacote de 5 kg de arroz no supermercado era de ¥1.799. Agora, embora em queda, continua caro.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
arroz

Consumidora pegando um pacote no supermercado (PM)

O índice que indica a perspectiva para os preços do arroz nos próximos três meses caiu pelo quinto mês consecutivo no mês passado.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

A organização responsável pela pesquisa acredita que os altos níveis de estoque de arroz estão contribuindo para as expectativas de futuras quedas nos preços.

A Organização de Apoio à Estabilidade do Abastecimento de Arroz realiza uma pesquisa mensal com 180 produtores e atacadistas em todo o país para obter informações sobre os preços do arroz e suas opiniões sobre oferta e demanda.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

De acordo com os resultados da pesquisa do mês passado, divulgados na quinta-feira (5), o índice que indica a situação atual dos preços do arroz caiu 6 pontos em relação ao mês anterior, para 82.

O índice tem o valor mínimo de 0, e quanto mais próximo de 100, mais forte a percepção de que “os preços estão mais altos do que no mês anterior”. Isso sugere que os participantes do setor ainda consideram os níveis de preços atuais como “altos”.

Enquanto isso, o índice que indica a perspectiva para os preços do arroz nos próximos três meses caiu 1 ponto, para 26, marcando seu quinto mês consecutivo de queda.

Este é o segundo nível mais alto desde 23 de agosto de 2021, quando a demanda por refeições fora de casa caiu devido à pandemia da covid-19, e permanece a forte expectativa de que os preços cairão no futuro.

No entanto, na prática, o preço médio do arroz vendido nos supermercados na semana que terminou em 25 de janeiro foi de 4.188 ienes, marcando a 21ª semana consecutiva em que se manteve na faixa dos 4 mil ienes. Portanto, não está claro se os preços no varejo cairão significativamente. 

Preços do arroz nos últimos 10 anos

Nos últimos 10 anos, os preços do arroz, pacote de 5 kg e com imposto, chegaram ao valor mínimo de cerca de 1,8 mil ienes por volta de 2015 e permaneceram estáveis ​​até aproximadamente 2020

No entanto, os preços começaram a subir acentuadamente a partir de 2023 e, no segundo semestre de 2024, estavam próximos de um recorde histórico de 4 a 5 mil ienes.

Os principais motivos para isso são a queda na qualidade devido ao calor extremo, a forte demanda e o aumento dos custos de produção.

Fontes: NHK e FNN

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo