Neve pesada no Japão: fim de semana com acidentes e segunda-feira gelada
| Tempo
A onda de frio foi uma das piores desta temporada, causando queda intensa de neve em ampla área. Isso causou acidentes e apagão em Kanto.

Via expressa Tomei na tarde de domingo (NHK)
Devido à forte massa de ar frio, a queda de neve se intensificou no lado do Mar do Japão no domingo (8), com algumas áreas em San’in (Shimane e Tottori), norte de Kinki e Hokuriku registrando acúmulos recordes em um curto período de tempo.
Durante a noite, nuvens de cristais de gelo mais densas se espalharam, e houve aumento de áreas onde o acúmulo de neve aumentou drasticamente. Do lado do Pacífico também muitas províncias que normalmente têm pouca queda de flocos brancos, como Tóquio, Ibaraki, Shizuoka, Mie e outras, tiveram registro de acúmulos.
E isso afetou o tráfego em várias partes do país.
Artigos relacionados
Embora o pico da neve pesada já tenha passado na região Kanto, Tokai poderá registrar acúmulo na segunda-feira (9), que será gelada, especialmente em Gifu e Mie.
Na região Hokuriku haverá queda de neve intensa não apenas em áreas montanhosas e regiões montanhosas, mas também em planícies até as primeiras horas de segunda-feira.
Temperaturas abaixo de zero
As temperaturas mínimas previstas para a manhã de segunda-feira são de -7 graus Celsius em Mito (Ibaraki), -5ºC em Aomori (província homônima), -4ºC em Kumamoto (província homônima), -3ºC em Sendai (Miyagi), -2ºC no centro de Tóquio e Quioto (província homônima), e -1ºC em Tottori.
Neve em Shizuoka e em Kanto afeta rodovia e via expressa

Cidade de Ito (Shizuoka) coberta de branco (SATV)
A forte queda dos flocos brancos obrigou cerca de 100 pessoas a procurarem refúgio em um centro esportivo, por conta do fechamento de um trecho da rodovia nacional 135, na cidade de Ito (Shizuoka). Um caminhão-tanque e outros caminhões ficaram encalhados na neve, por volta das 16h de domingo, obrigando ao bloqueio de um trecho.
Por volta das 13h30, na pista de saída da via expressa Tomei, próximo ao entroncamento Oi-Matsuda (Kanagawa), formou-se uma longa fila de veículos por conta do bloqueio temporário. Os veículos moviam-se lentamente atrás do caminhão que removia a neve acumulada. Segundo uma motorista, para avançar 800 metros, levou 2 horas.
Devido aos efeitos da queda de neve intermitente na província de Ibaraki, ocorreram mais de 100 acidentes por derrapagens e capotamentos entre a noite de sábado (7) e a manhã de domingo. Nas cidades de Tsukuba e Mito foram registrados acúmulos de 9 e 6 centímetros, respectivamente, até a manhã de domingo.
Apagão em Kanto
Segundo o site da TEPCO Power Grid, pouco depois das 2h da manhã de segunda-feira, mais de 42 mil assinantes ficaram sem energia elétrica em parte da província de Chiba e parte de Tóquio.

Infográfico: Yahoo!
Fontes: Yahoo!, Tulip TV, CBC TV, SATV e NHK







