Benefício de 20 mil ienes para filhos: o que é e quando será pago
Para quem tem dois filhos receberá 40 mil ienes como benefício do governo, uma medida para dar suporte ao aumento do custo de vida.

Foto ilustrativa (PM)
Em meio à contínua alta dos preços, o governo, através da Agência para Crianças e Família (CFA), estabeleceu uma medida e oferece um novo benefício intitulado “Auxílio de Apoio à Criação dos Filhos para Enfrentar o Aumento do Custo de Vida” (物価高対応子育て応援手当, lê-se bukkadaka taiyou kosodate ouen teate).
É uma adição ao Auxílio-criança ou Jido Teate (児童手当) e um ponto importante é que será destinado a todos os filhos elegíveis, independentemente da renda familiar.
Para que os filhos não sejam afetados pelos crescentes aumentos de preços, esse benefício será para ajudar as famílias na criação deles. O valor foi fixado em 20 mil ienes, o que custará aproximadamente 400 bilhões de ienes ao cofre do governo.
Artigos relacionados
Idade dos filhos
Os bebês nascidos entre 1º de outubro de 2025 e 31 de março de 2026 estão incluídos nos elegíveis. A faixa de idade elegível é de 0 a 18 anos ou 3º ano do colegial.
Pagamento do benefício

Foto ilustrativa (PM)
Esse programa de auxílio é feito em cooperação entre as prefeituras e o governo nacional. Portanto, se seus filhos estão no banco de dados do Auxílio-criança da prefeitura da cidade onde reside, são elegíveis.
Não será preciso fazer a solicitação. A prefeitura deverá enviar uma notificação e, caso queira recusar ou alterar os dados da conta bancária, envie uma resposta.
Fique atento à sua caixa de correio para verificar se recebeu ou receberá notificação em carta ou cartão-postal (hagaki) da prefeitura.
A prefeitura fará o depósito correspondente na conta bancária registrada no Auxílio-criança. O cronograma depende de cada prefeitura, mas a meta é efetuar os pagamentos a todos os beneficiários a partir de fevereiro até março.
Estrangeiros
Os residentes estrangeiros que tenham o registro do Jidou Teate também são alvo do benefício.
Como fica o imposto?
Esse benefício é isento do imposto de renda, ou seja, sem a necessidade de inclui-lo como renda anual da família.
Mais informação
Caso queira pedir alguma informação extra, pode chamar a Central de Atendimento da Agência para Crianças e Famílias, através de ligação gratuita: 0120-252-071 (dias úteis, das 9h às 18h).
Fonte: CFA







