Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Filha de Kim Jong-un está perto de ser nomeada a próxima líder da Coreia do Norte, diz Seul

| Ásia

A agência de inteligência da Coreia do Sul informou que a filha de Kim Jong-un, Kim Ju-ae, de 13 anos, está sendo preparada para assumir a liderança do país.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
Imagem gerada automaticamente

Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora YT/CNA)

A filha do líder norte-coreano Kim Jong-un, Kim Ju-ae, está próxima de ser nomeada a próxima líder da Coreia do Norte.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Essa é a avaliação do Serviço Nacional de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul, que informou a parlamentares na quinta-feira (11) sobre a movimentação para estender a dinastia familiar à quarta geração.

A agência de espionagem sul-coreana monitora de perto a situação, especialmente com a Coreia do Norte se preparando para sua maior conferência política ainda este mês, onde Kim Jong-un deve delinear suas principais metas políticas para os próximos cinco anos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Presença pública e diplomacia

Oficiais do NIS observam se Kim Ju-ae, que deve ter cerca de 13 anos, aparecerá ao lado de seu pai perante milhares de participantes no próximo Congresso do Partido dos Trabalhadores, conforme relatou o parlamentar Lee Seong Kweun, presente na reunião.

Kim Ju-ae fez sua primeira aparição pública em um teste de míssil de longo alcance em novembro de 2022.

Desde então, ela tem acompanhado seu pai em um número crescente de eventos, incluindo testes de armas, desfiles militares e inaugurações de fábricas.

Em setembro passado, ela viajou com ele para Pequim, na China, para a primeira cúpula de Kim Jong-un com o líder chinês Xi Jinping em seis anos, à margem de uma comemoração do fim da Segunda Guerra Mundial.

Símbolos de sucessão e reavaliação

A especulação sobre o futuro político de Kim Ju-ae se intensificou no mês passado, quando ela se juntou aos pais em uma visita de Ano Novo ao Palácio do Sol Kumsusan em Pyongyang, um mausoléu familiar sagrado que exibe os corpos embalsamados de seu falecido avô e bisavô, os líderes de primeira e segunda geração do país.

Alguns especialistas viram a visita como o sinal mais claro até agora de que ela está sendo posicionada como herdeira de seu pai, Kim Jong-un, de 42 anos.

Inicialmente, autoridades sul-coreanas expressaram dúvidas sobre a possibilidade de ela ser escolhida como líder norte-coreana, citando a cultura profundamente conservadora do país e a tradição de liderança dominada por homens.

No entanto, suas aparições cada vez mais proeminentes na mídia estatal levaram a uma reavaliação.

O histórico da dinastia Kim

Em seu relatório anterior sobre o status de Kim Ju-ae em setembro, o NIS informou aos parlamentares que a decisão de Kim Jong-un de levá-la em sua viagem à China provavelmente fazia parte de um esforço para construir uma “narrativa” que possivelmente abriria caminho para sua sucessão.

Desde sua fundação em 1948, a Coreia do Norte tem sido governada por membros masculinos da família Kim, começando com o fundador do país, Kim Il-sung, seguido por seu filho, Kim Jong-il.

Lições do passado e preparação antecipada

Kim Jong-un tinha apenas 26 anos quando foi oficialmente nomeado herdeiro durante uma conferência do partido em 2010, dois anos depois que Kim Jong-il sofreu um derrame debilitante.

Após a morte de seu pai em dezembro de 2011, ele foi abruptamente lançado ao trono com relativamente pouca preparação.

Alguns analistas sugerem que a decisão de Kim Jong-un de apresentar sua filha precocemente possivelmente reflete sua própria experiência de ser colocado às pressas no poder.

Fonte: Euronews

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo