Riscos com temperaturas elevadas como no início da primavera
| Tempo
Por um lado, quando as temperaturas sobem, dá vontade de sair e fazer passeios. Por outro, é preciso tomar cuidado com os riscos.

Os pontos em vermelho indicam locais com calor de primavera (NHK)
No sábado (14), uma massa de ar quente chegou, elevando as temperaturas em todo o país, com muitas áreas experimentando calor de começo das primeiras floradas de cerejeiras.
Em Nagoia (Aichi) a máxima foi de 15,4ºC, como no final de março. Em Ueno (Mie), os termômetros subiram até 17,6ºC, semelhante à média do início de abril.
As temperaturas subiram ainda mais no domingo (15), com máxima de 18°C no centro de Tóquio.
Artigos relacionados
Tanto as máximas quanto as mínimas deverão flutuar em praticamente todo o país. Mas a previsão indica que no domingo (22) e segunda-feira (23), feriado, os dias serão marcados por um clima de primavera. Assim, poderá usar roupas mais leves.
Aumento de temperatura nesta época é perigoso
Mas haverá locais com céu claro e outros com chuva até o próximo dia 25.

Previsão (WeatherNews)
Por isso, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informa que é preciso muito cuidado com a neve acumulada, tanto nos telhados quanto nas montanhas. Com o calor e a chuva, poderão ocorrer derretimentos rápidos, avalanches e quedas de blocos de neve.
Se mora em uma dessas regiões, tenha cuidado: Hokuriku, Tohoku e Hokkaido.
Cinco anos atrás, no final de fevereiro de 2021, com o aumento das temperaturas em várias partes de Hokkaido, chegando a níveis típicos de meados a finais de março, ocorreram avalanches em áreas com forte queda de neve.
Dois excursionistas foram pegos por uma avalanche na cidade de Kamikawa e precisaram ser resgatados, enquanto uma mulher que praticava snowboard na vila de Akaigawa morreu.

Infográfico: NHK
Fontes: NHK, Nagoya TV e WeatherNews







