Acidente por embriaguez: 20 anos de prisão para motorista de caminhão
| Crime
Um homem foi condenado a 20 anos de prisão por causar um acidente fatal em Gunma em maio de 2024, matando três membros de uma mesma família.

Justiça condena motorista por morte de família em Gunma (ilustrativa/banco de imagens)
O Tribunal Distrital de Maebashi (Gunma) condenou um homem de 71 anos a vinte anos de prisão por dirigir um caminhão embriagado e colidir contra um carro, matando três pessoas na cidade de Isesaki, em maio de 2024.
De acordo com a sentença, Goro Suzuki invadiu a pista contrária e atingiu o veículo onde estavam Hiroto Tsukagoshi, de 26 anos, seu filho Minato, de 2, e seu pai Masahiro, de 53 anos. O caminhão havia acelerado a 90 km/h, excedendo o limite de velocidade legal, antes de atingir o carro.
Argumentos da Acusação e Defesa
Em suas alegações finais, a promotoria afirmou que Suzuki consumiu álcool após passar pelo teste do bafômetro da empresa, descrevendo o ato como “a forma mais perigosa de condução sob embriaguez imaginável”.
Artigos relacionados
Eles pediram a pena máxima de 20 anos por condução perigosa resultando em morte, argumentando que “ele causou uma tragédia que jamais deveria ter acontecido”.
Suzuki negou estar embriagado, e sua defesa alegou que a acusação deveria ser apenas de negligência ao dirigir resultando em morte ou ferimentos.
Mudança na Acusação
Segundo o empregador de Suzuki, embora várias garrafas vazias de shochu (destilado japonês) tenham sido encontradas posteriormente dentro de seu veículo, o Ministério Público de Maebashi inicialmente o acusou de negligência profissional.
Os familiares das vítimas, insatisfeitos com o indiciamento inicial, continuaram pressionando as autoridades. Após uma investigação suplementar, a promotoria confirmou que o álcool foi um fator determinante e, em outubro de 2024, alterou a acusação para direção perigosa resultando em morte.
Suspeita-se que Suzuki, que sofreu ferimentos graves no acidente, tenha consumido álcool no intervalo de 40 minutos entre sua chegada ao trabalho e o início da viagem no dia do acidente.
Mobilização Social
Uma mulher que perdeu os três familiares declarou: “Gostaria que a lei fosse simplificada, com uma declaração clara de onde começa a direção perigosa”. Ela defende leis que sejam de fácil compreensão para o público em geral.
Em novembro de 2024, familiares das vítimas entregaram 83 mil assinaturas de cidadãos ao Ministério Público local, exigindo uma punição severa.
Como resultado da mobilização, o Tribunal Distrital de Maebashi aprovou a mudança para a penalidade estatutária mais grave durante a campanha de coleta de assinaturas, realizada de forma presencial e online.
Fonte: JT







