Epidemia da influenza em nível de alerta em quase todo Japão
O número de pacientes com influenza por hospital subiu na última semana de análise, a nível de alerta neste segundo pico da epidemia.

Foto ilustrativa (PM)
Na segunda-feira (16), o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) anunciou que a epidemia de influenza está em nível de alerta.
O índice de pacientes testados positivo nas cerca de 3 mil instituições médicas designadas em todo o país na última semana (2 a 8) foi de 43,34/hospital. Esta é a quinta semana consecutiva de aumento, marcando 144% de aumento em comparação à anterior.
As províncias com maior número de pacientes por instituição são:
Artigos relacionados
- Kagoshima, com 74,82
- Oita, com 69,67
- Chiba, com 62,69
- Ehime, 61,62
- Miyagi, com 60,82
- Yamanashi, com 60,23
- Saitama, com 60,17
Tóquio registrou 39,39 pacientes/hospital, Aichi chegou a 55,28, Osaka teve 31,05 e Fukuoka chegou a 46,83. Das 47 províncias do país, 33 estão em nível de alerta.
Influenza do tipo B
A epidemia da influenza desta temporada começou em novembro do ano passado, com a cepa do tipo A predominando no início. O número de pacientes diminuiu no final do ano passado, mas voltou a aumentar desde o início deste ano.
Recentemente, o número de casos de infecção com o tipo B tem aumentado, o que se acredita ser a razão para a renovada disseminação da infecção.
Por causa dessa epidemia, 13,1 mil escolas e outras instituições em todo o país foram fechadas ou tiveram as aulas suspensas.
O MHLW continua a instar a população a tomar medidas básicas de prevenção da influenza, tais como lavar as mãos sempre, usar máscaras e ventilar adequadamente a casa.

As províncias em vermelho são as que estão em nível de alerta (NHK)
Fontes: NHK, NNN e JNN







