Takaichi reitera disposição para encontro com líder norte-coreano Kim Jong-un
| Ásia
A primeira-ministra Sanae Takaichi reafirmou sua intenção de se encontrar com Kim Jong-un para resolver a questão dos cidadãos japoneses sequestrados décadas atrás pela Coreia do Norte.

Takaichi reafirma desejo de reunião com Kim Jong-un (imagem ilustrativa/PM)
A primeira-ministra Sanae Takaichi reiterou na segunda-feira (16) sua disposição em se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong-un. O objetivo é resolver a delicada questão dos cidadãos japoneses sequestrados e levados para a Coreia do Norte há décadas.
Durante uma reunião com representantes das famílias dos sequestrados e um grupo de apoio, Takaichi expressou seu compromisso. “Quero alcançar um avanço e produzir resultados concretos“, afirmou a primeira-ministra, sublinhando a urgência e a seriedade do tema.
Na ocasião, os grupos entregaram a Takaichi um documento de política de campanha.
Artigos relacionados
Nele, declaram que não seriam contra ao levantamento das sanções contra a Coreia do Norte, nem às negociações para a normalização das relações diplomáticas com o país, desde que todos os sequestrados japoneses sejam libertados.
Estabilidade política e perspectivas de negociações
Takuya Yokota, que preside o grupo de famílias e é irmão mais novo de Megumi, uma das sequestradas mais emblemáticas, comentou sobre a recente vitória esmagadora do Partido Liberal Democrata (PLD) nas eleições gerais de 8 de fevereiro.
Segundo Yokota, esse resultado pode fazer com que a Coreia do Norte veja a administração Takaichi como uma contraparte estável e confiável para as negociações.
“Apoiaremos totalmente a diplomacia da primeira-ministra“, garantiu Yokota.
A mãe de Megumi, Sakie, que completou 90 anos este ano, fez um apelo emocionado por ajuda para resgatar os sequestrados, reforçando o clamor contínuo por justiça e o retorno de seus entes queridos.
Fonte: NP, Baha







