Alerta em Tóquio: paciente com sarampo esteve em locais públicos movimentados
O governo metropolitano de Tóquio emitiu um alerta após um paciente com sarampo ter utilizado a linha JR Keihin-Tohoku e frequentado locais públicos.

Homem com sarampo esteve em trem e centro comercial (imagem ilustrativa/PM)
O governo metropolitano de Tóquio emitiu um alerta após a confirmação de um caso de sarampo em um homem, na faixa dos 20 anos, em Yokohama (Kanagawa).
Há suspeita de que ele possa ter tido contato com um número indeterminado de pessoas em um escritório municipal na região de Ota (Tóquio) e em um centro comercial próximo, no dia 10 de fevereiro.
Cronologia da exposição e diagnóstico
De acordo com as autoridades, o homem utilizou a linha Keihin-Tohoku da JR, viajando entre as estações de Yokohama e Omori, em Ota (Tóquio). No dia 10 de fevereiro, ele permaneceu no segundo andar do prédio do escritório municipal das 9h às 12h e, novamente, das 12h50 às 17h.
Artigos relacionados
Durante o intervalo, entre 12h10 e 12h40, ele almoçou em uma praça de alimentação nas proximidades.
No dia seguinte, 11 de fevereiro, ao desenvolver sintomas como febre e erupções cutâneas, ele procurou uma instituição médica e foi diagnosticado com sarampo na quarta-feira (18).
As investigações indicam que ele não tinha histórico de viagens internacionais.
Características e transmissão do vírus
O sarampo é uma doença infecciosa grave, altamente contagiosa, causada por um vírus do gênero Morbillivirus. E
Ele é conhecido por se espalhar rapidamente em ambientes fechados ou aglomerações, sendo transmitido através de secreções respiratórias (tosse, espirros ou até pela fala).
Fonte: JN







