O primeiro petroleiro nipônico que usou uma rota alternativa ao Estreito de Ormuz, desde que iniciou a ofensiva EUA-Israel contra o Irã em 28 de fevereiro, chegará ao Japão em 28 deste mês, informou o ministro da Economia, Comércio e Indústria (METI), Ryosei Akazawa, na terça-feira (24).
“Espera-se que essa seja uma forma estável de obter petróleo bruto por uma rota alternativa que evite o Estreito de Ormuz, que continua bloqueado”, disse Akazawa. O navio-tanque foi transportado por um oleoduto a partir de um porto de carregamento no lado do Mar Vermelho da Arábia Saudita.
Outros petroleiros já têm data para chegar
Outros dois navios-tanque estão atualmente a caminho do Japão, mas que “não pode divulgar” os nomes das empresas. São provenientes do porto de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, localizado a sul do Estreito de Ormuz, fora do Golfo Pérsico. Estão programados para chegar em 5 e 25 de abril.
Essa rota, que atravessa a Arábia Saudita por meio de um oleoduto, desde o lado leste, próximo ao Golfo Pérsico, até o lado oeste, próximo ao Mar Vermelho, passa pelo Estreito de Babelmândebe, a partir do porto de Yanbu, e desembocando no Golfo de Áden.
Além disso, ele afirmou que também estão sendo feitos arranjos para a aquisição de petróleo de regiões fora do Oriente Médio.
Estreito de Ormuz continua fechado, exceto para “amigos”
Há rumores de que o Irã está cobrando “pedágio” para permitir a passagem de alguns petroleiros e navios-tanque. Segundo a imprensa internacional, na terça-feira (24), um petroleiro com a bandeira da Tailândia passou pelo Estreito de Ormuz.
Também há informações de que para os países “amigos” do Irã, a passagem tem sido permitida: China, Paquistão, Malásia, Iraque e Turquia.
Fontes: Sankei, NNN, Al Jazeera e Sea Trade 


