Em relação à nafta, Ryosei Akazawa, ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, afirmou em plenário, na segunda-feira (6), que o Japão garante a quantidade necessária.
No entanto, o preço da nafta, matéria-prima para plásticos e fibras sintéticas, está disparando. Em 1º de abril, o preço de negociação por tonelada era de US$ 917 (aproximadamente 145.800 ienes), quase 160% a mais do que em 27 de fevereiro, véspera do ataque dos EUA e Israel contra o Irã.
A incerteza contínua em torno do progresso das negociações está alimentando crescentes preocupações com a prolongada alta dos preços do petróleo bruto.
Visita ao “berço” das lojas de ¥100
Na cidade de Yiwu, província de Zhejiang, no leste da China, se concentra um dos maiores mercados atacadistas internacionais do mundo, com aproximadamente 80 mil lojas em uma vasta área, atraindo compradores de todo o planeta e ganhando o apelido de “supermercado do mundo“.
No Japão, esse mercadão também é chamado de “berço das lojas de 100 ienes” e a equipe de reportagem da FNN foi até lá.
Muitos dos diversos produtos expostos nas lojas utilizam plástico derivado do petróleo. A China é a maior produtora mundial de plástico, responsável por mais de 30% da produção global.
Uma loja que vende brinquedos aquáticos, como boias infláveis, afirmou: “O custo da matéria-prima já subiu mais de 30%. Os preços mudarão no próximo mês, com aumento”.
O aumento nos preços da nafta elevará os de produtos de primeira necessidade e artigos domésticos. Lojas de 100 ienes, que lidam com uma grande quantidade de produtos plásticos, provavelmente serão particularmente afetadas.
No “berço”, os preços de plásticos já subiram
Uma pessoa da loja que vende artigos de uso diário, como lancheiras e organizadores, disse: “Por exemplo, este produto costumava custar 7 yuans (aproximadamente 162 ienes), mas agora custa 7,5 yuans (aproximadamente 174 ienes).
O aumento de preço gira em torno de 10%, mas alguns itens tiveram aumentos superiores a 10%“.
Como os produtos são exportados deste mercado para mais de 230 países e regiões, incluindo o Japão, espera-se que as repercussões dos aumentos de preços alcancem o mundo todo.
Na Coreia do Sul, sacos de lixo estão esgotados
A nafta é um líquido transparente semelhante à gasolina e é um derivado do petróleo. É utilizada como matéria-prima para plásticos, fibras sintéticas, borracha sintética, detergentes sintéticos e tintas.
Atualmente, é um item indispensável no cotidiano das pessoas. Na Coreia do Sul, a preocupação com a escassez de nafta levou à compra em massa de sacos de lixo específicos, tornando-os difíceis de encontrar em algumas lojas.
A crise do petróleo de 1973 no Japão causou algo parecido: as famílias esgotaram o consumo de papel higiênico, resultando no desaparecimento do produto.
A situação atual pode prenunciar uma “crise do petróleo da era Reiwa”.
Daiso e Seria afetadas pela nafta
Enquanto a líder do setor, Daiso, tem como alvo uma ampla gama de consumidores, a Seria concentra seu público-alvo em uma faixa etária relativamente mais jovem.
Por muito tempo, tem sido uma aliada dos jovens que lutam contra os altos preços, mas agora enfrenta uma ameaça externa: a disparada dos preços da nafta.
Fontes: Tokyo Biz, Shueisha e FNN 


