Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 23°C 10°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 159.296
Política

Japão rebaixa avaliação da China pela primeira vez em uma década

O Japão rebaixou sua avaliação da China pela primeira vez em uma década, marcando um novo ponto de tensão nas relações. A mudança reflete a postura mais assertiva de Tóquio.

NP

Notícias Portal Mie

⏱ 2min de leitura
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Relações Japão-China: avaliação rebaixada pela 1ª vez em 10 anos
Relações Japão-China: avaliação rebaixada pela 1ª vez em 10 anos (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão rebaixou sua avaliação da China nesta sexta-feira (10) pela primeira vez em uma década, marcando um novo ponto de deterioração nas relações entre as duas superpotências asiáticas.

UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão
Publicidade

Os laços do Japão com Pequim azedaram nos últimos meses, especialmente depois que a primeira-ministra Sanae Takaichi sinalizou em novembro que Tóquio poderia intervir militarmente em um eventual ataque à autogovernada Taiwan.

A China considera a ilha seu território e não descarta a possibilidade de tomá-la pela força.

Mudanças na diplomacia e terminologia oficial

O “livro azul'”do Ministério das Relações Exteriores japonês – que detalha as visões oficiais de Tóquio sobre diplomacia e o cenário internacional – descrevia a China como “um dos parceiros mais importantes do Japão” desde 2016.

No entanto, a edição deste ano simplesmente se refere à China como “um vizinho importante”. O relatório acusou Pequim de “fortalecer sua crítica unilateral e medidas intimidatórias contra o Japão”.

À medida que a disputa diplomática se aprofundou entre a segunda e a quarta maiores economias do mundo, Pequim pediu que seus cidadãos não viajassem para o Japão e apertou as restrições comerciais sobre algumas empresas japonesas.

Recomendadas para você

Impactos econômicos e fim de uma era

Dados oficiais divulgados no mês passado mostraram que o número de visitantes chineses ao arquipélago japonês despencou 45,2% em fevereiro em comparação com o ano anterior.

Além da China, o livro azul diplomático do Japão pintou um quadro sombrio do cenário internacional como um todo.

“Pode-se dizer que a era comparativamente pacífica, que era conhecida como o ‘período pós-Guerra Fria’, já terminou“, afirmou o documento.

Fonte: CNA

+ lidas agora

em alta
🎥 Assista ao vídeo desta notícia
Seguidores
10.014

Curta o Portal Mie no Facebook

Receba novidades e destaques direto no seu feed.