O governo do Japão anunciou um investimento adicional de 150 bilhões de ienes na Rapidus Corp., visando fortalecer os esforços da fabricante nacional para a produção de semicondutores de última geração. O anúncio foi feito no dia 5 de junho pelo ministro da Indústria, Ryosei Akazawa.
O aporte foi realizado por meio da Agência de Promoção de Tecnologia da Informação.
Este novo montante soma-se aos 100 bilhões de ienes injetados na companhia em fevereiro deste ano.
Estratégia nacional e tecnologia de ponta
O financiamento recente tem como objetivo principal impulsionar a meta da Rapidus de iniciar a produção em massa de chips de 2 nanômetros, além de avançar nas pesquisas fundamentais para o desenvolvimento de chips de 1,4 nanômetro.
Durante uma coletiva de imprensa, Akazawa destacou a importância da empresa para o país: “A Rapidus é um pilar da estratégia de investimento voltada ao crescimento do governo. Devemos garantir o seu sucesso em prol do interesse nacional”.
Condições de controle e governança
O acordo de investimento estabelece diretrizes específicas sobre os direitos de voto do governo na empresa:
- Em condições normais, o governo limitará seus direitos de voto a 11,5%, o nível mínimo mantido pelo maior acionista, para evitar interferências na gestão.
- Caso a Rapidus enfrente dificuldades financeiras, o governo poderá elevar sua participação para até 60% dos direitos de voto.
Fonte: NP



