De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), um novo sistema de previsão de tornados está 5 vezes mais preciso em comparação ao anterior e permite que alguns alertas sejam emitidos com até 30 minutos de antecedência.
A previsão de tornados é uma ciência difícil. Em somente uma pouca porcentagem dos casos no Japão, fortes rajadas de vento realmente ocorreram em áreas onde alertas haviam sido emitidos.
A JMA melhorou a precisão de seu Hazardous Wind Watch ao usar as descobertas científicas mais recentes e radares de alta performance. As operações do novo sistema terão início em dezembro.
Alertas são emitidos pela JMA quando há previsão de tornados, downbursts (vento de grande intensidade e junto ao solo) e outros tipos de rajadas de vento em certas regiões com base nas condições de nuvens cumulonimbus e outros fatores.
Entre 2011 e 2014, cerca de 600 alertas de tornado foram emitidos anualmente, mas seus índices de precisão foram muito baixos.
Como os tornados se formam rapidamente e afetam área limitadas, o radar convencional não é capaz de monitorar de forma precisa vórtices de ar que fazem um tornado começar a se agitar, segundo a JMA.
Em testes, dados obtidos entre abril de 2012 e setembro de 2014 foram inseridos no novo sistema e os resultados mostraram que o índice de precisão melhorou de 3% para 14%, enquanto a taxa de captura aumentou de 40% para 70%.
Fonte e imagem: Asahi