O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou na segunda-feira (16) que a economia do Japão poderá crescer 0.8% neste ano, alta de 0.2 pontos percentuais em relação à estimativa de outubro, principalmente devido a uma performance mais forte do que a esperada durante a segunda metade do ano passado.
O FMI também elevou sua previsão para a economia americana em 0.1 ponto, para 2.3% em 2017 e 0.4 ponto, para 2.5% em 2018 devido ao estímulo fiscal que poderá ser lançado pela administração de Donald Trump.
Trump, um homem de negócios republicano que vai assumir o poder na sexta-feira (20), se comprometeu a estimular a economia dos Estados Unidos com redução de impostos, desregulamentação e aumento nos gastos com infraestrutura.
O índice de crescimento para a China em 2017 foi revisado para cima em 0.3 ponto, para 6.5%, com o apoio do contínuo estímulo fiscal, segundo o FMI em uma atualização de sua Perspectiva da Economia Mundial.
No entanto, índices menores de crescimento de algumas economias emergentes como Brasil, Índia e México vão compensar previsões mais altas para as 3 maiores economias do mundo – Estados Unidos, China e Japão – deixando a projeção para o crescimento global neste ano inalterada, a 3.4%.
Fonte: Japan Times Imagem: Bank Image