Uma coisa que acontecerá em 2017 é o crescimento da importância dos softwares. Para trazer a evolução das inteligências artificiais para dentro de casa, não será necessário comprar os smartphones e televisões, relógios, alto-falantes mais recentes. O progresso tecnológico aparecerá não apenas em forma de eletrônicos, mas também em atualizações de softwares e aplicativos. Veja abaixo algumas mudanças que poderão ocorrer em 2017.
Publicidade
Reprodução de vídeos e outros no smartphone
Querendo ou não, o número de conteúdo, especialmente vídeos, em mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram e outras está aumentando. A funcionalidade de live videos transformará o smartphone em uma estação de televisão. Sem mencionarmos o Snapchat, que possui mais de 10 bilhões de visualizações de vídeos por dia.
Como os vídeos geram uma grande quantidade de comunicação de dados, as empresas de comunicação estão oferecendo incentivos para planos de transmissão de dados com mais capacidade. Em 2016 a KDDI lançou o Super Dejira, que oferece pacotes de dados de até 30GB/mês, assim como a Softbank.
Além disso, algumas empresas de comunicação estão começando testar o próximo passo da comunicação sem fio, o sistema de comunicação móvel de quinta geração (5G).
A virada dos terminais em forma de óculos
HoloLens da Microsoft
4 anos após o fracasso do Google Glass, utilizar um dispositivo em forma de óculos já não é mais bizarro. No outono de 2016, o Snap Spectacles, um óculos inteligente da Snapchat que possui uma câmera, foi bem sucedido em seu lançamento.
Fora isso, o sucesso do Pokémon GO nos ensinou inúmeras possibilidades de sobrepor informações digitais por realidade virtual (AR) ou realidade mista (MR) no mundo real. Um ponto positivo da AR em relação à realidade virtual (VR) é o fato de quase não possuir a sensação de isolamento durante o uso.
Em 2017, óculos capazes de projetar imagens aparecerão no mercado. O novo modelo do HoloLens da Microsoft poderá ser apresentado este ano. E o Magic Leap e a Apple poderão vender produtos semelhantes.
Speakers que falam
Google Home
A tecnologia de controle de voz deu um grande salto em 2016. O Echo e Echo Dot da Amazon, que possuem instalados a assistente de voz Alexa, são extremamente úteis em escritório e na cozinha.
Provavelmente, a infiltração dos controles de voz nas casas aumentará ainda mais em 2017. A Alexa foi introduzida nos alto-falantes da Sonos, sem sacrificar a incrível qualidade sonora. Além disso, a General Electric (GE) e outras fabricantes de eletrodomésticos montarão lava-louças e máquinas de lavar com suporte com o Echo.
Por outro lado, os alto-falantes da Harman Kardon possuirão suporte para a Cortana, a assistente virtual de voz da Microsoft, ficando ainda mais inteligentes. O Google Home ficará ainda mais dinâmico com novas funcionalidades de outras empresas.
Robôs nas ruas
Teste da Uber em Pittsburgh
Os robôs terão ainda mais envolvimento com a direção dos automóveis. Está cada vez mais difícil identificar carros da Honda, Hyundai e BMW que não possuem o sistema de suporte à condução. Estes modelos possuem sistemas de freios automáticos para prevenção de batidas e volantes automáticos que impedem o carro de sair da pista. Essas funcionalidades são o primeiro passo para os veículos autônomos invadirem a realidade e começarem a correr nas ruas.
A aparição de carros autônomos no mercado já não é um futuro tão distante. A Uber Technologies está realizando testes com veículos autônomos da Ford com passageiros dentro do automóvel. Não precisa se preocupar. Os testes são realizados com um motorista junto, em caso de emergência.
Inteligências artificiais mágicas
Após update, o Google Tradutor consegue traduzir menus e letreiros
Em 2017, os computadores podem ficar mais inteligentes e utilizar seus próprios cérebros para aprender e tomar decisões. Com impulso de investimentos de grandes empresas de tecnologia e enormes quantidades de dados, os sistemas de inteligências artificiais que fortalecerão aplicativos e redes sociais melhorarão rapidamente.
Por exemplo, o sistema de aprendizado de máquina da GNMT (máquina de tradução neutra) da Google poderá traduzir frases complexas de diversos idiomas de forma exata. Esta é uma prova que o Google Tradutor está aprendendo os princípios de assistentes virtuais.
Seja carros inteligentes, aplicativos de imagens ou alto-falantes inteligentes, 2017 será um ano em que a relação do homem e das máquinas se tornará mais profunda.
Fonte: The Wall Street Journal
Salvar