Exercícios terão foco em encontrar abrigo na ocorrência de um lançamento de míssil da Coreia do Norte.
O Japão vai realizar seus primeiros exercícios de evacuação no caso de um míssil balístico se aproximar do país, uma ameaça que está se tornando mais real, visto que os testes de mísseis da Coreia do Norte estão mais frequentes.
Municípios serão selecionados em janeiro para participação nos treinamentos, que poderão ser realizados logo no início de março.
Ao utilizar o sistema nacional de alerta conhecido como J-Alert, autoridades farão os residentes praticarem o que fazer nos 10 a 15 minutos que levaria para um míssil atingir o Japão.
O foco será garantir que os residentes estejam preparados para buscar abrigos internos, preferivelmente subterrâneos, na ocorrência de uma ameaça de míssil. Órgãos governamentais incluindo o Escritório do Gabinete e a Agência de Gestão de Desastres e Incêndio, que administram o J-Alert, também participarão dos exercícios.
A Coreia do Norte lançou mais de 20 mísseis balísticos em 2016 e o Japão respondeu ao intensificar seus esforços de defesa. Tóquio também está trabalhando para familiarizar a população com o sistema J-Alert.
Treinamentos de evacuação no caso de um ataque terrorista já são praticados regularmente.
Fonte: Nikkei Imagem: Bank Image