Segundo fontes, o governo planeja permitir que o cartão de identificação My Number possa ser usado em instituições médicas do Japão no lugar de cartões de seguro saúde a partir do ano fiscal de 2018.
O governo espera reduzir o tempo necessário para verificar a identidade de um paciente e reduzir o trabalho de instituições médicas, enquanto também promove o uso do cartão My Number.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar incluiu ¥24.3 bilhões em seu pedido inicial de orçamento para o ano fiscal de 2017 para cobrir o custo de estabilização do sistema, dentre outros gastos.
Em instituições médicas onde as preparações para o uso dos cartões My Number foram concluídas, os pacientes podem receber exames médicos e prescrições sem apresentarem o cartão de seguro saúde. Ao invés disso, eles podem passar o cartão My Number em um aparelho especial.
Segundo fontes, o governo planeja permitir que uma agência especial confirme a cobertura dos pacientes em seu sistema e responda às solicitações de instituições médicas.
Atualmente é difícil para as instituições médicas verificarem a validade de cartões de seguro saúde imediatamente após eles serem apresentados pelos pacientes. Essas instituições, às vezes, descobrem tempos depois que os cartões apresentados expiraram porque os portadores trocaram de serviço ou ficaram desempregados.
Tais casos podem ser evitados se as instituições puderem identificar rapidamente o tipo de seguro que os pacientes têm.
No entanto, um possível obstáculo é que as instituições médicas terão que arcar com os custos de preparação para a introdução do sistema. Há também ainda fortes preocupações em relação à perda dos cartões My Number e vazamento de informações pessoais.
Ambos os cartões My Number e o de seguro saúde serão usados por enquanto.
Fonte: Yomiuri Imagem: Secretaria do Gabinete, Bank Image