A Tesla Motors anunciou, nesta quarta-feira (04), que foram iniciadas a produção de baterias de íon-lítio na “megafábrica” de Buffalo em Nova Iorque, que foi construída junto em parceria com a Panasonic.
Os módulos e células solares de alta eficiência serão utilizadas em painéis solares, exceto tetos solares. Ademais, quando a produção de tetos solares for iniciada, as telhas de vidros para painéis solares também apresentarão células da Panasonic. Fora isso, os Power Pack e Power Wall, unidades de armazenamento de energia voltados para casas, também serão iniciados.
A produção de módulos de baterias solares começará no verão de 2017 e, até o ano de 2019, a capacidade de produção será de 1GW por ano. O plano é aumentar a produção anual para 500 mil unidades por ano até 2018, já que a empresa precisa de muitas baterias para suprir a necessidade das 400.000 pré-reservas do Model 3, automóvel movido a energia solar da empresa, de $35.000.
Embora apenas 30% da megafábrica esteja construído até o atual momento, quando ela estiver pronta, está será a maior fábrica do mundo.
A Tesla disse que com o funcionamento de novas fábricas , o custo de produção de baterias diminuirá mais de 30%.
Em um documentário da National Geographic, Elon Musk, CEO da Tesla, disse que, segundo os cálculos da empresa, apenas 100 megafábricas conseguiriam suprir a necessidade de energia mundial.
Fonte: Tesla