O governo ordenou a uma clínica localizada na cidade de Tokorozawa (Saitama) que suspendesse o seu chamado “tratamento anti-idade”, não testado, o qual envolvia a injeção de células-tronco, divulgou a TBS na terça-feira (21).
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar (MHLW, sigla em inglês) emitiu uma ordem de emergência na segunda-feira para a Saitama Medical Clinic suspender o procedimento, que inclui a injeção de célula-tronco de sangue de cordão umbilical obtido ilegalmente, pois a clínica não se submeteu a uma verificação de segurança do governo.
A clínica admitiu que 8 pessoas estavam recebendo o procedimento não autorizado desde dezembro de 2015, divulgou a Nippon News Network. Funcionários do ministério descobriram o tratamento enquanto faziam a verificação dos registros médicos na clínica durante uma inspeção no local na sexta-feira (17).
Através de relatos, o MHLW soube que a clínica obtinha resíduos sanguíneos de células-tronco de cordões umbilicais ilegalmente. O ministério planeja acelerar esforços para determinar os riscos que o procedimento pode causar à saúde e investigar como a clínica conseguiu obter as células-tronco.
Também será exigido que a clínica apresente um relatório, segundo funcionários do ministério.
Fonte: Tokyo Reporter Imagem: NNN