A Polícia de Tóquio informou na quarta-feira (8) que aumentará a idade limite para aqueles interessados em realizar o teste para trabalhar na polícia. A medida visa reforçar o número de oficiais na capital com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020.
O Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) decidiu aumentar a idade limite de 29 para 34 anos a partir de abril em face de uma queda no número de candidatos que realizam o exame, divulgou a Kyodo.
Enquanto 20.491 pessoas realizaram o teste no ano fiscal de 2012, o número caiu para 15.439 em 2016. O DPM visa contratar cerca de 2.000 pessoas anualmente até 2020.
Esse é o primeiro relaxamento dos requerimentos para recrutamento desde 1994, quando o DPM começou a antecipar mudanças demográficas levadas por um declínio na taxa de natalidade e um aumento acentuado nas aposentadorias com o envelhecimento da geração “baby boom”.
Para cargos como agentes especiais sobre crimes financeiros e cibercrimes, a polícia decidiu focar na experiência dos candidatos ao invés de seus condicionamentos físicos e aceitar pessoas com idade até 59 anos.
Fonte: Kyodo Imagem: Bank Image