Pequenas empresas japonesas contratam mais estrangeiros

As pequenas empresas do Japão lideram a contratação de trabalhadores estrangeiros, que está aumentando cada vez mais.

Imagem ilustrativa

O número de trabalhadores estrangeiros registrados no Japão ultrapassou 1 milhão pela 1ª vez devido em parte à contratação agressiva, por parte de companhias regionais e pequenas empresas, como uma maneira de lidar com a escassez de mão de obra.

Publicidade

Ao passo que essas empresas, apesar de poucas e dispersas, estejam inovando com suas contratações, ainda não está claro como o governo quer levar adiante ao introduzir mais mão de obra estrangeira no país enquanto desenvolve uma nova política.

O Juroku Bank, com sede na província de Gifu, por exemplo, contratou 2 chineses em abril passado que estavam estudando em uma universidade na cidade de Nagoia (Aichi). Essa foi a primeira vez que a empresa contratou estrangeiros para trabalharem nos balcões de atendimento e veio como parte de uma nova estratégia para lidar com o crescente número de turistas no Japão.

Muitos estrangeiros também vêm trabalhando em pequenas empresas no Japão, mas com salários baixos, trazidos sob o programa de estágio técnico do governo que, segundo críticos, é uma cobertura para contratação de mão de obra barata. Geralmente, esses trabalhadores retornam a seus países após 3 anos de contrato.

De acordo com uma pesquisa realizada pela companhia de informação sobre emprego Disco, das 630 empresas em todo o país, 38.1% empregaram ou planejavam contratar estudantes estrangeiros no ano fiscal de 2016, enquanto mais da metade, ou 59.8%, espera contratar tais trabalhadores no ano fiscal de 2017.

A porcentagem de estrangeiros que foram recrutados após se graduarem em universidades no exterior poderá aumentar de 18.9% no ano fiscal de 2016 para 32% no ano fiscal de 2017. Segundo a Disco, empresas nacionais de pequeno e médio porte estão de olho em recém-graduados do exterior para recrutamento.

Em 2016, o número de trabalhadores estrangeiros teve aumento de 19.4% em comparação ao ano anterior

O número de trabalhadores estrangeiros registrados no Japão totalizou 1.083.769 no final de outubro de 2016, alta de 19.4% em comparação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Trabalho.

O governo japonês vem promovendo a contratação de cidadãos estrangeiros com conhecimento e qualificações avançadas, mas, na realidade, aprendizes sob o programa de aquisição de conhecimento do governo vêm liderando o crescimento do número de trabalhadores estrangeiros no Japão.

Fonte: Japan Today
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lojas de conveniência no Japão iniciam medidas antifumo

Publicado em 7 de fevereiro de 2017, em Comportamento

Algumas lojas de conveniência irão retirar os cinzeiros que ficam em frente às lojas. Veja mais.

Publicidade

Os cinzeiros em frente às lojas de conveniência no Japão não estão lá para as pessoas fumarem em volta, cita a reportagem do Rocket News.

Não há quase nada que não seja bom sobre ir a uma loja de conveniência no Japão. Elas estão abertas 24 horas por dia e estão constantemente estocadas com todos os tipos de produtos desde refeições prontas e bebidas a itens de higiene pessoal, além de oferecerem os mais diversos serviços como pagamentos de contas e envio e recebimento de encomendas.

No entanto, há uma coisa que pode estragar essa experiência, e é quando a pessoa precisa passar por uma nuvem de fumaça de cigarro para chegar até a porta de entrada. Veja, vários konbins deixam um cinzeiro próximo à entrada das lojas, e geralmente grupos de fumantes vão se reunir em volta dele.

(Twitter/@qmanews)

Passar por essa fumaça a caminho da entrada da loja é uma situação bem desagradável para aqueles que não fumam. O governo japonês já está considerando outras maneiras de trazer as relativamente permissivas medidas antifumo do Japão para mais perto daqueles que vêm de várias nações ocidentais antes do início dos jogos de 2020 e trazer a atenção do mundo com eles. Muitos estão dizendo que essa é uma boa oportunidade para as lojas de conveniência se livrarem dos cinzeiros no lado de fora de seus estabelecimentos.

Entretanto, desconhecida para muitos, cita a reportagem, a razão pela qual muitas lojas de conveniência deixam cinzeiros no lado de fora não é porque elas querem criar uma área para os fumantes relaxarem. A razão original para os cinzeiros é simplesmente dar aos pedestres fumantes um local para se livrarem de seus cigarros antes de entrarem na loja. Algumas lojas de conveniência até enfatizam isso ao colocarem avisos perto dos cinzeiros dizendo “Por favor, não fume aqui.”

Infelizmente, muitos dos fumantes veem os cinzeiros e imediatamente presumem que isso indica a área como um local externo para fumar. Com o sentimento antifumo crescendo na sociedade japonesa, uma rede de lojas de conveniência, a 7-Eleven, disse que está planejando começar a remover os cinzeiros da frente de suas lojas.

Esta loja já tem um aviso na janela na frente da qual os fumantes costumavam se reunir:

(Imagem/Rocket News)

Outra rede de loja de conveniência, a FamilyMart, planeja fazer o mesmo em comunidades que têm regulamentos os quais proíbem os pedestres de fumarem enquanto estão andando.

Em 2015, a Associação do Japão para Controle do Fumo pediu às lojas de conveniência que removessem os cinzeiros na esperança de tornar as áreas externas das lojas um local menos conveniente para fumar, e a ideia está ganhando cada vez mais consideração com a proximidade das Olimpíadas de Tóquio em 2020.

Fonte e imagens: Rocket News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão