A NHK, entre duas semanas até o dia 11 deste mês, realizou uma pesquisa de opinião com pessoas com mais de 18 anos de todo o país através de ligações em números gerados ao acaso em computadores em um método conhecido como RDD. A pesquisa entrevistou 1.501 pessoas e obteve respostas de 957 (64%).
De acordo com a pesquisa, para prevenir crimes e atos terroristas organizados, o governo decidiu entregar ao parlamento medidas de mudanças das leis de punição de crimes organizados como a inserção de “crimes de preparação terrorista e outros” e “crimes conspiratórios”. Em relação a isso, ao ter perguntado para os entrevistados sobre suas opiniões sobre estes desenvolvimentos de leis, 46% responderam “acredito que seja necessário”, 14% “acredito que não seja necessário” e 29% “não sou capaz de opinar”.
E ao ter perguntado sobre a necessidade de reformas na constituição, 31% dos entrevistados responderam “reformas são necessárias”, 30% “reformas não são necessárias” e 31% “não sou capaz de opinar”.
E ainda, em relação à reabertura das operações das usinas nucleares das que estão paradas atualmente, 16% são a favor, 45% são contra e 32% pessoas não têm uma posição sobre o assunto.
Fonte: NHK News