Um dia após a Coreia do Norte ter disparado 4 mísseis balísticos, a agência estatal da nação disse na terça-feira (7) que o país conduziu um teste de lançamento de míssil tendo como alvo as bases militares dos Estados Unidos no Japão.
O teste foi conduzido por unidades de artilharia Hwasong da Força Estratégica do Exército Coreano, “com a tarefa de atingir os exércitos imperialistas de agressão no Japão”, disse a Agência Central de Notícias Coreana (KNCA).
O relato não comunicou quando o teste foi conduzido, mas aparentemente fez referência ao lançamento de 4 mísseis balísticos no dia anterior. Os testes de mísseis da Coreia do Norte geralmente são anunciados por sua agência estatal no dia seguinte.
O lançamento dos mísseis, que viajaram cerca de 1.000km, foi visto como uma resposta ao exercício militar em andamento entre Seul e Washington, o qual a Coreia Norte denuncia como um ensaio de guerra. Três dos mísseis caíram na Zona Econômica Exclusiva do Japão.
Segundo divulgou a KCNA, o líder norte-coreano Kim Jong Un, que supervisionou o exercício, ordenou às unidades que estejam preparadas para abrir fogo e aniquilar os inimigos uma vez que o Partido de Trabalhadores da Coreia der a ordem.
A Coreia do Norte está proibida de realizar testes de qualquer míssil balístico sob resoluções das Nações Unidas. Pyongyang realizou dois testes nucleares só no ano passado e lançou mísseis balísticos em desafio à condenação internacional.
Fonte: Yonhap News Agency Imagem: NHK