Hanami é uma tradição tipicamente japonesa. Essa é uma cena do Parque de Ueno, em Tóquio (Flickr)
Se em Tóquio já foi anunciada a primeira floração das cerejeiras no santuário xintoísta Yaukuni, em 21 deste mês, confira o calendário da previsão para outras regiões. A espécie de cerejeira tão esperada para fazer o tradicional hanami é a someiyoshino. Essa espécie tem um tom rosado claro e de pétalas delicadas. Como é uma espécie de enxerto, quando floresce em um ponto, em seguida, de acordo com o clima, ela começa a desabrochar em outros locais.
Publicidade
Se quer conhecer um pouco mais as diferentes espécies de sakura, clique aqui.
O que é hanami e sua origem
Hanami é uma tradição e quase que um ritual para o povo japonês. Quando as cerejeiras estão em plena florescência, costumam apreciá-la sob elas, fazendo piqueniques. Esse costume se estende da família, para os amigos e até entre os colegas de trabalho. Nessa ocasião a palavra de ordem é a diversão: comer e beber alegremente.
Mas nem sempre o hanami foi sob as cerejeiras. Registros históricos mostram que no ano 812, Era Heian, o imperador fazia hanami sob as árvores floridas das ameixeiras (ume). Mais tarde, os agricultores passaram a apreciar as cerejeiras. Em 1.598, Hideyoshi Toyotomi, teria feito um banquete sob as cerejeiras. Mas essa prática só se popularizou depois que Yoshimune Tokugawa plantou muitas cerejeiras com o intuito de urbanização. Só depois disso que o povo passou a admirá-las e apreciá-las como nos tempos atuais.
Previsão da floração para marcar o hanami
O Japão tem mais de 700 pontos de hanami, além de centenas de outros, onde se apreciam as flores de sakura nas ruas ou às margens de rios e lagos. Em cada uma dessas regiões o que determina o desabrochar das cerejeiras someiyoshino é a temperatura durante o inverno. Por isso, da região Tokai até Kyushu, a floração está ligeiramente atrasada em relação à média anual.
imagem com previsão atualizada na quinta-feira (23), da Weather Map
Confira a previsão de floração das flores someiyoshino sakura
- Sapporo, em Hokkaido: 1o. de maio
- Sendai: 9 de abril
- Região Hokuriku: 10 de abril
- Niigata: 11 de abril
- Tóquio: 25 de março
- Região metropolitana de Tóquio: 31 de março
- Shizuoka: 31 de março
- Aichi: 28 de março
- de Osaka a Tottori: 2 de abril
- Shikoku e parte de Kyushu: 31 de março
- Fukuoka: 25 de março
ferramenta da Weather News para visualizar do florescimento à plena florescência,em cada província
Se você sabe ler o nome das províncias em japonês, o site Weather News tem uma ferramenta interessante. Primeiro, selecione a província para fazer a simulação do progresso do florescimento à plena florescência. No caso da ilustração, foi selecionada a província de Aichi.
Depois clique no botão avançar (triângulo) e assista o progresso da floração até a plena florescência, conferindo as datas. No caso de Aichi, a plena florescência poderá ser nos dias 1 e 2, sábado e domingo, perfeitos para programar o hanami. Para o acesso clique aqui ou na imagem acima.
Fontes: Weather News, Weather Map e J-Higa
Imagens: Flickr, WN e WM