Medidas contra o fumo passivo estão se tornando assuntos de discussões agitadas no Japão, com a atenção focada sobre se uma proibição do cigarro em ambientes fechados ajudaria ou prejudicaria as vendas.
O governo japonês está considerando um projeto para revisar a lei de promoção de saúde em uma tentativa de aumentar a luta contra o fumo passivo, incluindo uma proibição efetiva do cigarro em restaurantes, com a proximidade das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
Com base em uma diversidade de dados, o Ministério da Saúde afirma que restaurantes não seriam afetados por qualquer efeito negativo sobre suas vendas se o fumo em ambientes fechados for proibido, ou pode até desfrutar de crescimento comercial.
Contudo, há preocupações persistentes em relação a uma possível queda nas vendas, principalmente na indústria de restaurantes.
Em outubro passado, o ministério divulgou um esboço de proposta para proibir o fumo dentro de locais como hospitais e prédios de escritórios públicos.
O esboço também pede pela proibição do fumo em ambientes fechados a princípio em restaurantes, onde salas para fumantes podem ser criadas.
Fonte: Jiji Imagem: Bank Image