A rede de loja de conveniência Seven-Eleven Japan Co. vai equipar lojas com botes salva-vidas em 3 cidades localizadas em áreas que podem ser atingidas por tsunami, para os funcionários e clientes que não conseguirem escapar.
A previsão é que a empresa instale as embarcações em formato de cápsula na loja de Izu Mito Sea Paradise Mae, no distrito de Uchira Mito de Numazu (Shizuoka), e em outros dois estabelecimentos nas províncias de Kochi e Aichi.
O salva-vidas para usar em caso de tsunami, feito de plástico reforçado com fibra, mede 8.7m de comprimento e 3.5m de largura, equivalente a 2 veículos.
O barco pode transportar até 25 pessoas e está equipado com cintos de segurança de 3 pontos que asseguram os passageiros tanto nos ombros quanto na cintura. Estoque de comida e água para 1 semana pode ser armazenado sob o piso.
A embarcação está equipada com uma Radiobaliza Indicadora de Posição de Emergência (EPIRB-sigla em inglês) que permite a Guarda Costeira do Japão identificar sua localização.
Um barco salva-vidas será disposto no estacionamento de cada uma das 3 lojas, com o propósito de permitir aos clientes e funcionários fugirem em situações de desastre.
Segundo o governo, o número de mortos em todo o país excederá 320.000 se um possível terremoto de magnitude 9.1 ocorrer na Depressão Nankai (Nankai Torafu), ao largo da costa do Pacífico.
Fonte e imagem: Asahi