Segundo a cidade de Osaki (Miyagi), por volta das 8h00 da manhã de quarta-feira (19), informações sobre a possibilidade de um míssil cair sobre a cidade foram transmitidas pelas rádios de prevenção de desastres do governo por toda a cidade.
“Informações sobre lançamento de míssil. Existe a possibilidade de cair sobre a cidade. Busque refúgio no interior de prédios, e liguem a televisão e rádio”, dizia a transmissão.
Funcionários da cidade perceberam o erro cometido e, aproximadamente 6 minutos depois, corrigiram essa transmissão.
A cidade de Osaki explicou que os funcionários da prefeitura gravaram o alerta de “informações sobre lançamento de míssil” na manhã do mesmo dia por causa das constantes ameaças da Coreia do Norte. Entretanto, quando foram conferir a gravação, eles acabaram transmitindo por engano.
Depois que essa informação falsa foi transmitida, a prefeitura da cidade foi consultada por cerca de 550 residentes na cidade até às 10h30 da manhã.
O Departamento de Prevenção de Desastres e Segurança da cidade falou: “Pedimos nossas sinceras desculpas pelo transtorno ocasionado e por termos preocupado os residentes. Iremos reforçar as checagens e trabalharemos para que isso não se repita”.
Fonte: NHK News