O país está em meio a uma séria escassez de batatas chips após fortes tufões terem destruído plantações do vegetal na principal produtora do país, a província de Hokkaido.
A série de tempestades sem precedentes no ano passado forçaram as fabricantes Calbee e sua rival Koikeya interromperem a produção de alguns de seus sabores mais populares, incluindo Pizza e Salada Francesa.
Imagens online têm mostrado prateleiras de lojas vazias e pacotes de batatas fritas vêm sendo oferecidos a preços absurdos em leilões na Internet.
A Calbee, a maior fabricante de salgadinhos do Japão, interrompeu a venda de 30 tipos de batatas fritas em quase todo o país desde meados de abril.
“Não sabemos quando poderemos reiniciar as vendas”, disse à AFP Masaya Kawase, a porta-voz da empresa, na quarta-feira (26). “As batatas são colhidas apenas uma vez ao ano”.
Um vertiginoso número de regulamentos do governo sobre importação de batatas está exacerbando ainda mais o problema da escassez.
O Japão pode não estar associado às batatas fritas, mas números da indústria mostram que o nível de vendas anuais foi de aproximadamente 163 bilhões de ienes ($1.46 bilhão).
Fonte: Japan Today Imagem: ANN