Com a proximidade das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo planeja instalar novas câmeras de segurança em torno dos perímetros de vários aeroportos para aumentar a segurança pública, informaram autoridades da segunda-feira (3).
O ministério planeja instalar câmeras em 15 aeroportos geridos pelo estado, como o Aeroporto de Fukuoka (província homônima), o Aeroporto de Naha (Okinawa) e o de New Chitose (Hokkaido).
Câmeras de vigilância já foram instaladas em outros aeroportos gerenciados pelo estado, como o Aeroporto de Haneda (Tóquio) e o de Chubu Centrair (Aichi), administrados respectivamente por uma operadora privada.
Outros aeroportos têm sensores de intrusos, mas que não são tão eficientes, visto que leva tempo até um guarda de segurança correr para a cena após ser alertado, segundo autoridades.
Desta forma, autoridades aeroportuárias vêm buscando instalar câmeras em novos locais para melhor identificar intrusos nos aeroportos.
A segurança em aeroportos contra o terrorismo vem sendo intensificada recentemente devido à ataques terroristas em aeroportos, como na Bélgica e Turquia, levando grandes complexos do tipo no mundo a fazerem uso de scanners de corpo inteiro.
Fonte: Kyodo News and Culture Imagem: Bank Image