Os militares dos EUA mostraram nesta quarta-feira (24) à mídia seu Drone de vigilância Global Hawk, que foi temporariamente colocado em sua Base Aérea de Yokota, em Tóquio.
O drone, com cerca de 40 metros de largura e 15 metros de comprimento, pode voar por longos períodos em altitudes mais altas do que as aeronaves tripuladas.
Acredita-se que sua principal missão seja a vigilância das instalações nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e dos movimentos das forças armadas chinesas.
A aeronave é um dos “Global Hawks” enviados para Yokota, e estarão operantes até o final de outubro. Sua implementação no Japão torna mais fácil para os militares dos EUA coletarem informações da Coreia do Norte.
O Global Hawk envia imagens em tempo real, incluindo aquelas capturadas por equipamentos de radar infravermelho, a partir de altitudes superiores a 15.000 metros da superfície.
O drone, controlado remotamente pelos militares americanos, tem autonomia de voo de até 36 horas. Mas o drone não tem capacidade de ataque.
Um porta-voz militar dos EUA disse que os drones serão usados para coletar dados para auxiliar os interesses do Japão e de outros aliados norte-americanos na região.
https://www.youtube.com/watch?v=1lFtlC7tN5c
Fonte e imagem: Jiji Press