Inicia-se nesta segunda-feira (1) o Cool Biz, anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente do Japão, pelo 13º ano consecutivo. O programa foi implantado durante o governo de Junichiro Koizumi, quando foi o primeiro-ministro do país.
O termômetro em Tóquio registrou a temperatura de 21°C, 4ºC a mais do que na mesma época do ano passado. Com esse frescor e com o início do Cool Biz, muitas pessoas já foram para o trabalho vestidas no estilo: homens sem gravata e com camisas mais leves, enquanto as mulheres apresentaram-se sem o tailler formal, que foi substituído por roupas mais casuais.
Cool Biz: o que é e para que serve
O principal objetivo do Cool Biz é “refrescar” (do inglês “cool”) através de algumas atitudes com a finalidade de evitar o uso do ar-condicionado, pois consome muita energia elétrica. Por isso, desde que o programa foi criado, a recomendação é programar a temperatura do ar frio para 28°C. Para não sentir essa temperatura que ainda dá uma sensação de calor, o então primeiro-ministro Koizumi recomendou o uso de trajes mais casuais, eliminando o pesado terno para os homens e tailler para as mulheres, substituindo-os por modelos mais casuais, sem a necessidade da gravata.
O Cool Biz faz parte de uma das ações para conter o efeito estufa desde 2005. De acordo com informações do ministério, só com essas simples atitudes, tanto da população quanto das empresas, é possível reduzir a emissão de CO2, de 160 a 290 milhões de toneladas só nesse período.
Cerca de 70% das empresas japonesas aderiram ao programa Cool Biz e contribuem para a redução do efeito estufa.
O que são os estilos Cool Biz e Cool Share
Para o estilo Cool Biz, que este ano se inicia em 1º de maio e segue até 30 de setembro, são sugeridos pelo governo algumas atitudes por conta da programação do ar-condicionado no ambiente de trabalho:
- Vestimentas mais leves
- Uso de uchiwa (leque japonês)
- Uso de artigos para refrescar como as toalhas geladas
- Uso de roupas mais claras
- Fechar as cortinas ou persianas para ajudar a manter a temperatura interna
Para as famílias:
- Se for usar o ar-condicionado, dar preferência para o do cômodo em comum, a sala de estar, por exemplo
- Manter os filtros do ar condicionado sempre limpos
- Esfriar a temperatura do corpo através dos alimentos e bebidas com gelo
- Plantar verduras ou plantas trepadeiras sob a janela para formar uma cortina verde
- Vestir roupas leves
- Usar leques e artigos para esfriar o corpo
Dentro do Cool Share há sugestões de atitudes para passar um verão gostoso, sem usar muito o ar-condicionado:
- Procurar áreas verdes e refrescantes como a beira de um rio para o lazer
- Procurar marcar encontros divertidos em locais como um café ou shopping center (assim se aproveita o frescor que as instalações oferecem e usa menos o da residência)
- Reunir os amigos do bairro para fazerem jantares ou almoços festivos em rodízio, cada vez na casa de um deles
Fonte e imagens: divulgação Foto: Asahi Shimbun