Em agosto do ano retrasado, o grupo mafioso Yamaguchigumi sofreu sua primeira divisão. Devido a problemas internos, houve a criação de um novo grupo de crime organizado estruturado em Kansai, o “Kobe Yamaguchigumi”.
Segundo o Departamento de Polícia Metropolitana, os membros e sub-membros do novo grupo somavam aproximadamente 5.500 pessoas. Contudo, um executivo que lidera uma organização secundária considerado “seguidor imediato” (直参 – Jikisan), termo que designa os responsáveis pela administração, e uma parte de sua organização se separaram do “Kobe Yamaguchigumi”. A polícia afirmou em uma entrevista a existência de atividades para a formação de um novo grupo.
Segundo os envolvidos e a polícia, essa divisão ocorreu devido a revoltas sobre o sistema de promoção de executivos e sobre a administração. Os responsáveis pela formação do novo grupo se reuniram em Amagasaki (Hyogo) e decidiram que o nome da nova organização seria “Ninkyo Dantai Yamaguchigumi” (Organização heroica de Yamaguchigumi).
A polícia está coletando informações enquanto toma providências devido ao perigo de novos conflitos.
Fonte: NHK News