Na tarde de segunda-feira (15), uma aeronave de reconhecimento LR2 das Forças de Autodefesa do Japão (Jieietai) sumiu dos radares. A aeronave decolou do Aeroporto de Okadama em Sapporo (Hokkaido) e iria pousar no Aeroporto de Hakodate. Contudo, o avião sumiu dos radares em uma área a 30km oeste do Aeroporto de Hakodate.
A aeronave estava transportando um paciente de emergência a pedido do governador de Hokkaido. Havia 4 pessoas dentro da aeronave, 2 pilotos e 2 passageiros.
Uma equipe de aproximadamente 1700 oficiais da Jieitai e policiais estavam investigando áreas montanhosas próximas a um rio da cidade de Hokuto, onde a aeronave sumiu do radar.
Por volta das 10h40 de terça-feira (16), a equipe de buscas encontrou destroços da aeronave próximo ao Rio de Toda e o Ministério da Defesa confirmou que os destroços espalhados no local eram da aeronave de reconhecimento desaparecida. Segundo a polícia, em uma vasta área próxima, árvores estavam destruídas e derrubadas.
De acordo com o Ministério de Defesa, a equipe de resgate encontrou dois dos passageiros por volta das 12h40. Cerca de uma hora depois, os outros dois desaparecidos foram encontrados.
Informações adicionais e a a condição das pessoas não foram publicadas, apenas que foram encontradas 4 pessoas.
Helicópteros também encontraram destroços e outros
Segundo o Ministério de Defesa, por volta das 11h06 de terça-feira (16), um helicóptero da Jieitai encontrou uma aeronave caída em uma área próxima à Montanha de Hakamagoshi.
Fonte: NHK News
Fonte: NHK News