O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, alertou que o uso de força militar contra a Coreia do Norte seria uma guerra séria.
Na segunda-feira (12), Mattis disse em uma declaração escrita ao Comitê de Serviços Armados da Câmara que a ameaça mais urgente e perigosa à paz e segurança é a Coreia do Norte.
Ele salientou que embora o Norte ainda não seja capaz de atacar os EUA com um míssil balístico intercontinental equipado com uma ogiva nuclear, esforços devem ser feitos para evitar que o país isolado adquira tal tecnologia.
Se as negociações falharem e levarem à ação militar, Mattis disse que os EUA teriam que lidar com a situação usando qualquer nível de força que fosse necessário, mas que seria uma guerra muito grave.
O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, Joseph Dundorf, também alertou sobre grandes fatalidades, apesar dos EUA terem certeza que ganhariam a guerra.
O presidente americano Donald Trump não descartou o uso da força contra a Coreia do Norte, mas seu chefe de defesa salientou repetidamente a necessidade de uma solução diplomática.
Fonte e imagens: NHK