Fabricantes de navios e empresas de transporte marítimo estão se juntando para criar navios de navegação autônoma até o ano 2025, com a expectativa de levar ao desenvolvimento global de um projeto que reduziria drasticamente os acidentes no mar.
As empresas participantes, incluindo a Mitsui O.S.K. Lines e a Nippon Yusen, planejam dividir os custos e compartilhar conhecimento. O desenvolvimento da tecnologia poderá custar dezenas de bilhões de ienes, no mínimo.
O sistema de condução por inteligência artificial (IA) usaria tecnologias como a “internet das coisas” para reunir e analisar de forma instantânea dados sobre as condições climáticas no mar e obstáculos perigosos, assim como informação marítima. A IA usaria esses dados para traçar a rota mais segura, curta e eficiente em combustível.
Os navios inteligentes também poderiam prever falhas a bordo e outros problemas, que ajudariam a evitar acidentes marítimos.
Fabricantes de navios como a Japan Marine United incluirão o sistema de navegação autônoma em novos modelos de navios, dos quais planejam construir cerca de 250.
A colaboração entre empresas de transporte marítimo e fabricantes ajudará o Japão a liderar o desenvolvimento da tecnologia, cuja demanda mundial poderá crescer.
Fonte e imagem: Nikkei