A agência da polícia da União Europeia informou que um massivo ciberataque afetou escritórios do governo e empresas, principalmente na Europa.
A Europol informou na terça-feira (27) que o ataque envolveu o ransomware, um vírus de computador que impede as pessoas de acessar seus dados até que elas paguem valores aos hackers.
A agência está alertando usuários de computador e coletando informações sobre o incidente, que também se espalhou para os Estados Unidos.
O Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia disse que o ataque atingiu escritórios do governo, assim como setores bancários e da telecomunicação. Também foi informado que cartões de banco ficaram inutilizáveis em alguns supermercados na capital, Kiev.
A mídia do país divulgou que o ataque afetou um sistema para verificação de radiação no local do desastre nuclear de Chernobyl e que funcionários tiveram que fazer as checagens manualmente.
O ransomware foi usado em um ciberataque global em maio. Centenas de milhares de computadores foram infectados, afetando sistemas que prejudicaram o tratamento de pacientes em hospitais na Grã-Bretanha e forçando uma montadora francesa a suspender a produção.
Fonte: NHK Imagem: ANN