O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, jogou um novo conceito aos seus apoiadores para a muralha que ele pretende erguer na fronteira mexicana: cobri-la com painéis solares e usar a energia para cobrir custos de construção.
“Sim, construiremos uma muralha”, disse Trump a uma multidão em Cedar Rapids, Iowa. “Temos que impedir a circulação de drogas”.
“Eu vou dar uma ideia a vocês que ninguém ainda ouviu falar”, disse ele. “A fronteira sul. Muito sol, muito calor. Estamos pensando sobre construir uma muralha como uma muralha solar. Então ela cria energia. E paga por ela mesma”.
“E, desta maneira, o México terá que pagar muito menos dinheiro. E isso é bom. Certo?” gracejou o presidente, cuja promessa inicial de fazer o México pagar pela muralha se chocou com a resistência do vizinho sul da América.
“Pense nisso, quanto mais elevada for, mais valiosa será ela”, disse Trump. “Muito boa imaginação, não é? Minha ideia!”
Há vários meses, a administração dos EUA lançou um pedido por propostas para a construção da muralha de fronteira, uma das quais – apresentada por um homem de negócios de Las Vegas chamado Tom Gleason – envolvia o uso de painéis solares.
A administração de Trump ainda precisa fazer um progresso substancial sobre a emblemática do presidente, além da promessa de campanha extremamente cara de construir uma muralha na fronteira com o México.
Sob pressão dos Democratas, o Congresso americano, até agora, se recusou a dedicar fundos para o projeto, concordando apenas em financiar a manutenção em partes existentes da cerca da fronteira.
A real batalha de fundos entrará em jogo no mês de outubro, quando as negociações de orçamento de 2018 terão início.
Fonte: Japan Today Imagem: Bank Image