A participação feminina na força de trabalho no Japão aumentou para 66% em 2016, o maior nível desde 1968, quando o país começou a coleta de dados, mostrou um relatório anual do governo na sexta-feira (9), divulgou o Jiji.
O índice, que cobre mulheres em idade de trabalho entre 15 e 64 anos, aumentou em 7.2 pontos percentuais ao longo de 10 anos até 2016, de acordo com o relatório de 2017 de igualdade de gênero adotado em uma reunião do gabinete.
Contudo, as mulheres em cargos de administração contaram por somente 13% do total de trabalhadoras no Japão, contra 36% na Grã-Bretanha e 29.3% na Alemanha.
O nível japonês é “baixo se comparado com outros países”, ressalta o relatório, indicando a necessidade de assistência que facilite para que as mulheres continuem trabalhando e desenvolvendo carreiras.
Das 28.1 milhões de mulheres que trabalham no país, 1.49 milhão estão empregadas como trabalhadoras não regulares, tais como part-time, apesar da vontade de serem contratadas como funcionárias regulares, segundo o relatório.
Fonte: Jiji Imagem: Bank Image