Ao fazer faz uma chamada de emergência para a polícia de Quioto, o (turista) estrangeiro poder agora ser atendido por um operador que pode falar inglês, espanhol, português, chinês ou coreano.
Tais operadores estarão em serviço 24 horas, 7 dias por semana, e atuarão como “pontes” em chamadas de 3 linhas entre o estrangeiro e a polícia.
A Polícia da Província de Quioto lançou o serviço mulitlíngue de interpretação 24 horas para chamadas de emergência (110) em 1º deste mês.
Anteriormente, a polícia costumava colocar os autores das chamadas em contato com um centro de interpretação internacional que oferecia serviços nos idiomas inglês, chinês e coreano.
A polícia melhorou o sistema ao terceirizar o serviço de interpretação para um centro de chamadas do setor privado, que adicionou serviços em espanhol e português.
No ano passado, a polícia de Quioto recebeu 492 chamadas de emergência de cidadãos estrangeiros, mais de 2.5 vezes o número de 5 anos atrás. Desses, 146 não conseguiram falar em japonês.
Muitas províncias estão se empenhando em estabelecer serviços multilíngues amigáveis aos estrangeiros com a proximidade das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
A província de Fukuoka, em 10 de junho, deu início a um serviço de interpretação multilíngue através do telefone em 14 línguas, incluindo inglês, coreano, chinês, tailandês e vietnamita, que pode ser usado em acomodações e centros de informação turística na área.
Centrais de atendimento para cidadãos estrangeiros também vêm sendo instaladas em outras províncias como Okinawa.
Fonte e imagem: Asahi