Segundo a JMA, a situação atmosférica na região de Hokuriku está instável, e muitas nuvens carregadas de chuva se formaram principalmente na área central da região.
Até as 14h00 de hoje (1/Jul), os pluviômetros das cidades de Itoigawa (Niigata) e Wajima (Ishikawa) registraram chuvas de 31ml e 51ml por hora, respectivamente. Segundo o noticiário da ANN, trata-se de uma chuva histórica na região e a mais intensa já observada em julho.
Na região de Hokuriku, nestas últimas 24 horas, o acúmulo de chuva atingiu os 220 milímetros em alguns lugares. Devido a isso, as “informações de alerta de deslizamentos de terra” foram emitidas para as províncias de Ishikawa, Toyama, Nagano e Niigata. Além disso, o nível d’água de rios de Ishikawa, Niigata e Toyama estão aumentando cada vez mais, e há o real perigo de enchentes/inundações em alguns locais.
Como se espera que esta situação continue por alguns dias, continuará chovendo intensamente na região até a noite de hoje. Depois disso, a partir de domingo (2), espera-se que a chuva se intensifique ainda mais em algumas regiões.
Espera-se que quantidade de chuva que cairá até a tarde de domingo seja de 150ml em Toyama e 100ml em Ishikawa, Nagano e Niigata.
A JMA alerta sobre os perigos de inundações em regiões de baixo relevo, enchentes de rios e deslizamentos de terra, além da possibilidade de formação de rajadas de vento e queda de raios. Contudo, o tempo já começou a se recuperar, e temperaturas superiores de 30ºC foram observadas no oeste do Japão. Em Miyagi, a previsão indica a temperatura máxima de 35ºC, e a JMA alerta sobre os perigos de insolação.
Fonte: NHK News Imagem: ANN News