Doença mão-pé-boca mostra indícios de epidemia; 7 vezes mais do que no ano passado

Doença mão-pé-boca atingiu mais de 10.000 pessoas no Japão, em sua maioria crianças. Saiba mais.

Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, foram registradas 11.159 pessoas infectadas com a doença mão-pé-boca em aproximadamente 3.000 instituições médicas designadas a pediatria em todo o país. A doença está se espalhando principalmente em Kansai, Shikoku, Kyushu e outras regiões do Oeste do Japão. Segundo especialistas, neste ano há 7 vezes mais pacientes do que no mesmo período do ano passado.

Publicidade

Segundo as autoridades, a província de Kochi registrou a maior quantidade de pacientes, com 15.13 pessoas por instituição médica. Em seguida estão as províncias de Tottori, com 14.42 pacientes, e Shiga, com 9.13. A doença chega em seu pico normalmente no fim de junho. Nos últimos anos, a epidemia da doença ocorreu em 2011, 2013 e 2015.

O agente transmissor da doença é o enterovírus ou o vírus de Coxsackie. Leva-se cerca de 3 a 5 dias para os sintomas iniciais aparecerem. Uma característica comum da doença é o surgimento de inflamações de 2~3mm na palma da mão e na sola do pé. Aproximadamente 1 em cada 3 pacientes apresentem febre. Nos casos mais graves, os pacientes apresentaram encefalite. Embora não haja atualmente vacinas ou medicina preventiva, na maioria dos casos o próprio corpo se cura em alguns dias.

Recomendações

A doença é transmitida pela via aérea ou por contato físico com os pacientes. Devido a isso, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas aconselha as pessoas a lavarem as mãos frequentemente e a não compartilharem toalhas e outros, principalmente em lugares em que muitas crianças se reúnam, como creches e jardins de infância.

Fonte: Asahi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremoto de magnitude 4,3 em Miyagi

Publicado em 12 de julho de 2017, em Informações

Foi registrada a ocorrência de tremor de magnitude 4,3 em Miyagi, com intensidade 3 em cidades anteriormente atingidas pelo tsunami.

Publicidade

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão anunciou a ocorrência de terremoto de magnitude 4,3, às 10h54 desta quarta-feira (12). O epicentro foi na baía de Miyagi, com profundidade de 60Km.

As cidades com tremores de intensidade (shindo) 3 foram Ishinomaki e Higashimatsushima. As demais ao redor tiveram tremores de intensidade 2 e 1.

Segundo a AMJ não há risco de tsunami em consequência do sismo.

Fontes: AMJ, NHK e Yahoo
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!