A típica entrada japonesa edamame (枝豆, literalmente ramo da leguminosa) é preparada com os grãos de soja ainda dentro da vagem. Saudável, delicioso e rico em nutrientes (vitaminas e sais minerais), ainda mais se for preparado com sal integral marinho (粗塩 – arajio).
É uma iguaria milenar, pois há registro de edamame deixado por um fiel, em um templo budista. O monge registrou o fato, em agradecimento, datado de 1.275.
Ele pode ser encontrado congelado, mas nada mais saboroso do que prepará-lo em casa e na quantidade que desejar. Depois de pronto, pode ser servido como entrada, snack para as crianças, ou nas saladas (apenas os grãos).
Ingredientes
- 400g de edamame
- 1,2l de água
- 1 colher de chá de sal para esfregar
- 2 colheres de sopa de sal para o cozimento
- Sal a gosto para o tempero
Modo de preparar
- Primeiro é preciso colocar o edamame cru em uma bacia e lavá-lo bem em água corrente.
- Depois, com uma tesoura, corte as pontas (4 a 5mm de cada extremidade)
- Em uma tigela, cubra todos os edamame cortados com 1 colher de chá de sal. Esfregue bem para remover os pelinhos da vagem. Lave em água corrente.
- Em uma panela coloque a quantidade indicada de água, junto com 2 colheres de sopa de sal, e espere levantar fervura. Coloque o edamame já lavado e cozinhe por 5 a 6 minutos em fogo médio. Experimente um deles para ver se está cozido. Se achar que ainda falta cozinhar, deixe mais uns 2 minutos.
- Em um escorregador, despeje o cozido. Assim que cortar a água, jogue uma quantidade de sal a gosto e dê uma misturada. Espere esfriar para levar à geladeira.
- Deixe na geladeira por cerca de 1 hora antes de servir.
Dica para que o edamame fique ainda mais delicioso e nutritivo: procure usar sal marinho de boa qualidade.
Fonte: Rakuten Foto ilustrativa: Wikimedia